• Home
  • Aulas
  • Grupo de Estudos

Arte, corpo e clínica

  • Quintas - 15h às 17h

Movido pelo desejo de aproximar conceitos artísticos e clínicos, discutir de procedimentos e poéticas a partir de autores que desenvolvem um pensamento a partir do corpo é que acontece esse grupo. Voltados para profissionais que trabalham com criação, educação, cuidado ou mesmo aqueles que tenham interesse nesses assuntos.


O corpo como Terrítório do sensível (mensal)

  • Sábados - 10h às 18h

O workshopO CORPO COMO TERRITÓRIO DO SENSÍVEL é um convite para fazer contato com a memória do corpo através de poéticas artísticas e estímulos psicomotores. Nele, compreendemos o corpo como sua própria arquitetura e a partir da inspiração de algumas mulheres artistas (Lygia Clark, Celeida Tostes, Lina Bo Bardi e outras), são realizadas práticas aproximando processos de criação à experiência clínica a partir da corporeidade. 


Curadoria de si

  • Sábados - 10h às 18h

Já o CURADORIA DE SI é voltado para todos aqueles que desejam olhar para seus processos de invenção, sejam artistas ou não. A partir da realização de exercícios de cartografia, sensibilização e troca com o grupo, os participantes serão convidados a compreender a sua singularidade como motor primordial do seu estar no mundo e para assim poder tomar para si a sua própria curadoria.


RÁRIOS

  • Terças - 19h15 às 20h30
  • Quintas - 19h15 - 20h30

maira gerstner fio do ser grupos de estudo dancarilhos

Maíra Gerstner

É artista, educadora e terapeuta. Tem formação em psicomotricidade relacional somática (Instituto Anthopos-RJ), é mestre em Comunicação e Estéticas pela ECO- UFRJ e graduada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Estudou durante mais de seis anos o Kinomichi, arte marcial oriunda do Aikidô, desenvolvida por mestre Noho na França, que subtraiu a dimensão do combate da prática e adicionou o princípio dos trabalhos somáticos que visam a percepção corporal de dimensão mais sutil. Desde 2013 vem se aprofundando nas relações entre arte, corpo e clínica a partir da última fase da poética da artista brasileira Lygia Clark, tendo estudado com Gina Ferreira (Brasil), Lula Wanderley (Brasil) e Santiago García Navarro (Argentina). Realiza cursos, atendimentos individuais e em grupo articulando propostas artísticas ao contorno terapêutico.